Descrição


O projeto consiste na implantação de um sistema segregado de transporte rápido sobre pneus. Localizado ao longo da Avenida Brasil, interliga a Rodovia Dutra ao centro da cidade e conta com quatro terminais de integração (Margaridas, Missões, Fio Cruz e Américo Fontenelle) além de 15 estações de parada, contemplando a reurbanização de todo o percurso.
Adotou-se como partido arquitetônico a integração com a região em que está implantado. Desta forma, foram adotadas estruturas com linhas assimétricas que remetem ao relevo. A escolha dos materiais de acabamento busca reduzir os impactos no meio ambiente (materiais recicláveis) e tornar o projeto o mais transparente possível.
As estações de parada serão implantadas no canteiro central da Av. Brasil e tem acesso através de passarelas que são suspensas através de pórticos que criam uma identidade para todo o sistema.
Os terminais, climatizados, priorizam o trânsito de passageiros entre o sistema do corredor e os ônibus intermunicipais. As estruturas foram pensadas como pórticos e sustentam a cobertura termo-acústica para um melhor conforto interno, e também possuem aberturas para a difusão dos gases tóxicos expelidos pelos ônibus.
O projeto de reurbanização busca agregar mais valor a região com a implantação de playground, áreas para ginástica, praças verdes, praças para cachorros, pontos de parada de ônibus convencionais, bicicletários, lixeiras, coleta seletiva, bancos e totens para comunicação visual e publicidade.
Ficha Técnica


BRT Rio

Local: Av. Brasil – Rio de Janeiro – RJ

Data do Projeto: 2009-2010

Fase do Projeto: Básico

Equipe: Tetra + Setepla Tecnometal

Cliente: SETRANS

BRT Rio